quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FISIOLOGIA DIGESTIVA DOS COELHOS

Autora: Glécia Caroline Gomes


O processo de digestão é conhecido como a quebra de macromoléculas em moléculas menores por meio de enzimas digestivas, para que possam ser absorvidas pelas células.
Os coelhos são animais monogástricos (têm estômago simples, com pequena capacidade de armazenamento), herbívoros e adaptados a ingestão de alimentos ricos em fibras. Estes animais apresentam uma incrível fisiologia digestiva. No processo de digestão, o alimento vai para o estômago após ser mastigado e engolido. Após isso, este passa pelo piloro que é uma pequena abertura muscular, e deste vai para o intestino delgado e posteriormente para o ceco. A fibra insolúvel é separada, além disso, separa-se o grande do menor, assim como carboidratos e proteínas no ceco e cólon proximal. Deste modo, a grande fibra insolúvel passa através do cólon e sai pelo ânus do coelho, entretanto as fibras pequenas e solúveis são misturadas com um líquido e encaminhadas para trás no ceco, onde a mistura é fermenta. Neste processo fermentativo, esta ação bacteriana acaba produzindo ácidos voláteis, K (potássio), vitamina B e proteínas de bactérias.
O ceco realiza a absorção dos ácidos do estômago, já as vitaminas e proteínas das bactérias permanecem na mistura cecal, e posteriormente entre 4 a 8 horas são passadas a partir do ânus. É neste momento que os coelhos podem expelir e ingerir cecotrofos (excremento mole que o animal consome diretamente do ânus).
O site Coelho Anão ressalta que “A produção destes cecotrofos depende de um delicado equilíbrio de bactérias benéficas no coelho, portanto é um equilíbrio que pode ser facilmente perturbado, sendo que esta perturbação é observada através de diarréia no animal".
Os nutrientes, proteínas e vitaminas do complexo B que não foram muito bem aproveitados pelo organismo do coelho serão melhor aproveitados a partir desta ingestão dos cecotrofos.


Figura 1 : Sistema Digestivo do coelho.
 
 Fonte: Coelho Anão, 2010.


Figura 2: Cecotrofos
 
 Fonte: Cunicultura Mossoi , 2009.


                          Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestivo do Coelho


REFERÊNCIAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário