quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O SUPER OLFATO DOS TUBARÕES

Autora: Glécia Caroline Gomes



Um dos cinco sentidos recebe o nome de olfato, sendo que é através deste que tanto o ser humano como os demais animais conseguem perceber diferentes odores.
O nariz é o principal órgão do sistema olfativo. Além disso, as moléculas aromáticas dissolvidas no ar são captadas pelas células olfatórias que estão localizadas no topo da cavidade nasal. Deste modo quando maior o estímulo das células olfativas, maior será a intensidade da sensação de odor.
Entretanto, o olfato humano comparado com o olfato desempenhado pelos tubarões (que possuem dois terços de seu cérebro composto por lóbulos olfativos), acaba sendo insignificante porque estes peixes são capazes de detectar e sentir cheiro de sangue a quilômetros de distância, diz-se que isto equivale a detectar o equivalente a uma colher de chá em uma piscina, ou seja, uma parte de sangue para cada mil partes de água.
Rocha diz que “Isso ocorre devido ao formato e à fisiologia de seu nariz. Conforme o tubarão nada, a água flui através de duas narinas frontais. A água entra pela passagem nasal e passa por dobras de pele cobertas por células sensoriais”
Estes animais são capazes de decidir em que direção ir para capturar a presa porque conseguem determinar se o cheio veio pela narina esquerda ou direita.
Segundo o biólogo e zootecnista Daniel Pereira Rocha, o olfato dos tubarões é direcional porque as duas cavidades nasais atuam como seus dois ouvidos: por exemplo, odores que vêm da esquerda do tubarão chegam à cavidade esquerda antes de chegar à direita. Desta forma, o tubarão pode identificar de onde vem o odor e ir direto a ele.


Figura: Olfato do tubarão.
 
Fonte: Notícias Pet Animais, 2009.
                                                       

                                                                         Tubarão Branco


REFERÊNCIAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário